Como Calcular a Nota do ENEM

Como Calcular a Nota do ENEM 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é uma das principais provas em território brasileiro. Anualmente, milhares de estudantes reservam dois dias para participar da prova. Com a nota obtida, os participantes podem ingressar em programas educacionais do Governo Federal, como PROUNI 2020, FIES e Sisu. No entanto, uma dúvida muito comum é: como calcular a nota do ENEM 2020. Isto porque a forma de cálculo da pontuação é pouco conhecida. Então, quer saber Como calcular a nota do ENEM 2020? Leia o artigo abaixo!

Como Calcular a Nota do ENEM
Como Calcular a Nota do ENEM

Como Calcular a Nota do ENEM 2020

Fazer o cálculo da nota do ENEM não é um bicho de sete cabeça. Mas, exige que preste bastante atenção no momento da realização do cálculo. Para obter a média simples:

  • Some as notas das cincos áreas de conhecimento mais a redação;
  • Divida o resultado por cinco;
  • Já para calcular a nota do ENEM 2020 priorizando peso, a média conseguida pela soma das cinco notas deve ser dividida com os seus respectivos pesos.

Mesmo após a explicação esteja um pouco confuso, poderá pesquisar na internet calculadora da nota do ENEM. Existem diversas plataformas que disponibilizam Como calcular a nota do ENEM aos participantes do Exame. Em dentro de poucos segundos é possível ter uma projeção da nota do ENEM.


Peso das Notas do ENEM 2020

Outra dúvida muito comum é sobre o peso das notas do exame nacional do ensino médio. No entanto, é preciso ter em mente que os pesos são instituídos de acordo com cada universidades e também os valores podem diferir mediante o curso escolhido. Com essa diferenciação de peso para cada área do conhecimento, a nota final é alterada diretamente.

Um bom exemplo do que acabamos de explicar acima é que, em algumas situações pelo Brasil, a nota da redação ENEM 2020 tem peso maior que as demais áreas do conhecimento abordado na prova.

  • Ou seja, a redação pode ter peso 3, que corresponde que a nota será multiplicado por três.
  • Já as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemáticas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Ciências Humanas podem variar de acordo com o curso pretendido pelo estudante.
  • Portanto, no caso de engenharia, o peso maior será para exatas e menor para humanas.

Sendo assim, o jeito mais fácil de Como calcular a nota do ENEM 2020 é somando todas as notas e dividindo pelo número das mesmas.


Resultado ENEM 2020: Como consultar

O resultado do ENEM 2020 é divulgado meses após a aplicação da prova. Geralmente, a divulgação das notas dos participantes ocorre no mês do janeiro do ano seguinte ao da aplicação. O resultado do ENEM é divulgado exclusivamente na internet no portal do INEP. Quer saber como consultar o resultado do enem? Veja o passo-a-passo abaixo!

  1. Primeiramente, acesse a página do INEP pelo seguinte endereço eletrônico: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial;
  2. No menu, clique na opção “Página do Participante”.
  3. Informe a sequência numérica do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha.
  4. Depois, clique na figura que a plataforma está pedindo.
  5. Ao término do preenchimento, clique no botão “enviar”. Caso todos os dados estejam corretos, o participante será encaminhado para o resultado do ENEM.
Consulta Resultado Enem
Consulta Resultado Enem
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta